terça-feira, 30 de outubro de 2007

Preparativos para o aniversário da DT

Texto que passou pelos alunos da turma na véspera do aniversário da DT... Foi tudo tão em cima da hora que tivemos que recorrer ao texto para passar por toda a gente...:

Caros Colegas,

Amanhã, dia 30 de Outubro, é o aniversário da nossa Directora de Turma.
A DT já nos acompanha desde o nosso 7º ano e como todos sabemos, este ano será o último em que isso acontece… Como tal, não podemos cruzar os braços e ficar à espera que algo aconteça… Temos que reagir… Não podemos deixar este dia passar em branco…

No ano passado, fizemos-lhe uma surpresa: cantamos-lhe os parabéns, comemos bolinho na sua companhia e oferecemos-lhe um ramo de flores…

No entanto, este ano isso não será possível. Amanhã, é Terça-feira, dia da nossa manhã livre, e as probabilidades da DT se encontrar na escola de tarde são muito poucas… Portanto, temos que recorrer a outros métodos…

Vamos lá então ao que interessa. Depois de muito pensar, surgiu a seguinte ideia:

- Hoje, segunda-feira, de manhã é suposto elaborar uma lista com todos os nomes dos alunos do 9ºD interessados em participar. É também pedido que comecem a pensar em algo para escrevermos à hora de almoço…

- Na hora de almoço, iram ser comprados dois postais, um dos quais será assinada por todos os participantes. (reunião no polivalente.)

- Depois das aulas, alguém ficará responsável por comprar o ramo para oferecer à DT. (o preço do mesmo será dividido por todos)

- Amanhã, dia de aniversário, o irmão da Sara (que para nossa sorte frequenta o 7º ano na nossa escola e tem aulas de manhã), trará o ramo, colocá-lo-á num cacifo e entregará um dos envelopes com a chave e o nº do cacifo à nossa DT. O outro envelope estará junto com o ramo...

- Depois, só nos resta esperar e ver o que acontece…

Pode parecer uma ideia um pouco maluca, ou talvez um pouco à frente demais… Mas afinal, já conhecemos a DT desde o nosso 7º ano, já há confiança e cumplicidade suficiente para lhe fazermos uma surpresa destas…
Sim… Porque a do ano passado, apesar de não ter cacifo pelo meio, não deixou de ser maluca…
Lembram-se quando uma parte da turma ficou a distrair a DT enquanto a o resto lhe disse que ia apanhar folhas para o trabalho?... Lembram-se?? Foi lindo…. E muito divertido…

Esperemos que este ano a DT possa sentir o nosso carinho e divertir-se com a maluqueira que lhe estamos a pregar…

Agradeço a vossa colaboração!!!


Devo realçar que todos aderiram a esta surpresa, o que a tornou ainda mais fantástica...

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Sonhos...

"Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para vos tirar do lugar onde estão.

Sonhem com as estrelas para que possam pisar pelo menos a lua. Sonhem com a lua para que possam pisar pelo menos os altos montes. Sonhem com os altos montes para que possam ter a dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações.

Os desejos não resistem ao calor das dificuldades, os sonhos são projectos de vida, têm raízes, e, por isso, resistem aos problemas, brotam mesmo depois de de uma longa estiagem, pois as suas raízes nutrem-se dos mananciais profundos da personalidade.

Aprender a colocar-se no lugar dos outros é uma das mais importantes característica da inteligência…é a melhor vacina contra a rejeição, a discriminação e o isolamento.

Os bons jovens têm sonhos ou disciplina. Os jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois os sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transforma os seus sonho em realidade, e a disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.

(…)

Os fracos julgam e excluem, mas os fortes incluem e compreendem…

Oração dos sábios:
Só o silêncio contem a sabedoria quando a vida está ameaçada, em risco, sob pressão, perante uma ofensa…Na esfera do silêncio tem de se abrir o leque da inteligência, romper as algemas dos arquivos doentios que financiam o medo, o ódio, a timidez, e procurar a melhor resposta.

Nunca valorizem um defeito físico de um indivíduo ou um comportamento que achem estranho. Valorizem as suas qualidades e respeitem as diferenças…os verdadeiros pensadores estão apaixonados pela humanidade, conseguem colocar-se no lugar dos outros e vêem o invisível.

(…)

A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe.
O destino não é inevitável, mas uma questão de escolha.
Quem faz escolhas, escreve a sua própria história, constrói os seus próprios caminhos.

A vida é como o movimento dos planetas, dá incontáveis voltas… a pessoa que desprezam hoje poderá ser o ombro amigo onde poderão chorar um dia.

(…)

O livro é uma das maiores conquistas da humanidade. O livro faz o ofegante respirar, o deprimido animar-se, o pensador descobrir novas ideias. Os livros levam a sabedoria às crianças e permitem aos idosos voltar a ser crianças.

Sem dinheiro o ser humano não compra mercadorias, mas sem educação o ser humano não conhece o seu valor, e não sabe que a vida e a sabedoria não têm preço…

Sem sonhos, somos servos!
Sem sonhos, obedecemos a ordens!
Que vocês alunos sejam grandes sonhadores!
E se sonharem, não tenham medo de caminhar!
E se caminharem, não tenham medo de tropeçar!
E se tropeçarem, não tenham medo de chorar!
Levantem-se, pois não há caminhos sem acidentes.
Dêem sempre uma nova oportunidade a vocês próprios.
Pois a liberdade só é real se após falharmos
Tivermos o direito de recomeçar…"

(Augusto Cury)

in moodle cnt9D (adaptado)