quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Sonhos...

"Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para vos tirar do lugar onde estão.

Sonhem com as estrelas para que possam pisar pelo menos a lua. Sonhem com a lua para que possam pisar pelo menos os altos montes. Sonhem com os altos montes para que possam ter a dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações.

Os desejos não resistem ao calor das dificuldades, os sonhos são projectos de vida, têm raízes, e, por isso, resistem aos problemas, brotam mesmo depois de de uma longa estiagem, pois as suas raízes nutrem-se dos mananciais profundos da personalidade.

Aprender a colocar-se no lugar dos outros é uma das mais importantes característica da inteligência…é a melhor vacina contra a rejeição, a discriminação e o isolamento.

Os bons jovens têm sonhos ou disciplina. Os jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois os sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transforma os seus sonho em realidade, e a disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.

(…)

Os fracos julgam e excluem, mas os fortes incluem e compreendem…

Oração dos sábios:
Só o silêncio contem a sabedoria quando a vida está ameaçada, em risco, sob pressão, perante uma ofensa…Na esfera do silêncio tem de se abrir o leque da inteligência, romper as algemas dos arquivos doentios que financiam o medo, o ódio, a timidez, e procurar a melhor resposta.

Nunca valorizem um defeito físico de um indivíduo ou um comportamento que achem estranho. Valorizem as suas qualidades e respeitem as diferenças…os verdadeiros pensadores estão apaixonados pela humanidade, conseguem colocar-se no lugar dos outros e vêem o invisível.

(…)

A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe.
O destino não é inevitável, mas uma questão de escolha.
Quem faz escolhas, escreve a sua própria história, constrói os seus próprios caminhos.

A vida é como o movimento dos planetas, dá incontáveis voltas… a pessoa que desprezam hoje poderá ser o ombro amigo onde poderão chorar um dia.

(…)

O livro é uma das maiores conquistas da humanidade. O livro faz o ofegante respirar, o deprimido animar-se, o pensador descobrir novas ideias. Os livros levam a sabedoria às crianças e permitem aos idosos voltar a ser crianças.

Sem dinheiro o ser humano não compra mercadorias, mas sem educação o ser humano não conhece o seu valor, e não sabe que a vida e a sabedoria não têm preço…

Sem sonhos, somos servos!
Sem sonhos, obedecemos a ordens!
Que vocês alunos sejam grandes sonhadores!
E se sonharem, não tenham medo de caminhar!
E se caminharem, não tenham medo de tropeçar!
E se tropeçarem, não tenham medo de chorar!
Levantem-se, pois não há caminhos sem acidentes.
Dêem sempre uma nova oportunidade a vocês próprios.
Pois a liberdade só é real se após falharmos
Tivermos o direito de recomeçar…"

(Augusto Cury)

in moodle cnt9D (adaptado)

Sem comentários: